Um a cada quatro brasileiros já teve o nome negativado de forma indevida
- leandrocarvalhoadv
- 18 de ago. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 21 de ago. de 2023

Quer saber como acontece uma negativação indevida?
Trouxe aqui uma breve informação para te ajudar
Você pode não saber, mas é comum que uma empresa cometa o erro de cadastrar um cliente nos órgãos de proteção ao crédito, até mesmo sem aviso prévio.
Esse problema leva o nome de “Negativação Indevida” ou “Nome Negativado”.
O exemplo mais comum ocorre quando uma família planeja comprar uma geladeira nova e ao chegar na loja, o funcionário informa que o seu nome está com pendências e assim não passou na linha de crédito, isso significa que uma determinada dívida foi inscrita nos órgãos de proteção ao crédito.
De acordo com dados do SPC, o brasil tem mais de 62 milhões de CPF’s negativados até abril de 2022. Trata-se do equivalente a 40,01% da população adulta do país.
Uma das ações mais comum de se realizar em uma situação como esta é a Indenização por Danos Morais em razão da inscrição indevida de seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito, que acontece devido alguma dessas situações:
1. Conta que já está paga: mesmo após o pagamento da dívida, a empresa mantém a negativação do CPF;
2. Golpe ou fraude: através da utilização ilegal dos seus dados;
3. Serviço não contratado;
4. Dívida vencida a 5 anos ou mais.
Essa publicação não esgota todo o tema. Em breve trarei mais informações sobre o assunto. E então, você está passando ou já passou por alguma situação como esta? É importante que, sempre que surgir alguma dúvida ou uma situação semelhante, procure um profissional qualificado, ele poderá te ajudar.




Comentários