Por que regularizar seu imóvel?
- leandrocarvalhoadv
- 21 de ago. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 22 de ago. de 2023

Quando conversamos com as pessoas sobre casas, apartamentos, loteamentos, percebemos que a maioria delas tem vontade de ter seu nome no documento de registro de imóveis, no campo proprietário. Mas em seguida vem aquele questionamento: qual a vantagem de regularizar meu imóvel? Como se existisse uma vozinha falando no ouvido das pessoas para deixar isso de lado.
Para te ajudar a vencer essa vozinha em sua mente, irei te apresentar alguns pontos para demonstrar que seu nome precisa estar sim descrito no registro de seu imóvel:
Primeiramente, por segurança jurídica. Já ouviu o ditado “quem não registra não é dono”?
O que isso significa? Significa que a pessoa não pode usufruir dos direitos plenos de proprietário do imóvel, como usar, alugar, vender e caso alguém o invada, requerer judicialmente sua devolução. Quem não tem o registro do imóvel em seu nome é chamado de posseiro, ou seja, que tem a posse.
Também tem a valorização financeira, isso mesmo, seu imóvel devidamente registrado pode valer muito mais dinheiro. Isso é consequência do primeiro ponto que abordei, já que o comprador se sentirá muito seguro ao realizar a transação. Ninguém quer perder dinheiro, não é mesmo? Especialistas afirmam que o imóvel regularizado valoriza entre 30 e 50 % na venda ou aluguel.
Portanto com as informações acima, acredito que aquela vozinha que te desanimava a regularizar seu imóvel vai embora. Quem não quer segurança e valorização financeira? E agora vem a maior novidade, não é impossível realizar esse sonho, todos tem acesso, basta você procurar ajuda especializada de um advogado imobiliário.




Comentários